Historinhas Infantis Pedagógicas

“A Menina que Tocou a Lua”

Numa casinha pequena, sob o céu a brilhar, vivia uma garotinha sonhadora, a Lua a admirar.

Com olhos curiosos, a menina sempre a imaginar como seria tocar a Lua e nela passear. Numa noite estrelada ela adormeceu.

No sonho, era uma astronauta, a explorar o que desconheceu. Com seu foguete colorido, cruzou o infinito, conheceu estrelas e planetas, um espetáculo bonito.

Ao acordar, a decepção invadiu o coração.

A Lua tão distante, apenas uma ilusão!

Mas a garotinha não desistiu, continuou a sonhar. Ela por fim cresceu, mas o encanto dos sonhos não se perdeu.

Estudou, persistiu e tornou-se uma astronauta competente. Na nave espacial, para a Lua, ela foi finalmente!

Moral da história, pequenino sonhador, sonhe alto, tenha esperança e muito amor.

Mesmo que pareça longe, mesmo que pareça inalcançável, os sonhos nos guiam, tornando o impossível palpável.

"Dica prática de como trabalhar essa historinha com seus pequenos"

📝 Ficha Pedagógica –

“A Menina que Tocou a Lua”

📚 Resumo da história

Essa história rimada convida os pequenos a viajarem pelo universo dos sonhos de uma garotinha que desejava tocar a Lua. Com muita imaginação, ela sonha, cresce, estuda e um dia alcança aquilo que parecia impossível. Uma linda jornada sobre perseverança, fé nos próprios sonhos e a importância de se acreditar.

🧠 Campo de Experiência (BNCC)

O Eu, o Outro e o Nós + Corpo, gestos e movimentos + Escuta, fala, pensamento e imaginação

A história promove o autoconhecimento, a construção de identidade e a relação com os outros, além de estimular a linguagem oral e a imaginação criativa da criança. Também toca o campo do faz de conta e da expressão corporal, quando a criança se projeta no papel de astronauta.

🎯 Habilidades desenvolvidas

  • Incentivo à imaginação e ao faz de conta

  • Valorização da persistência e da dedicação

  • Reconhecimento das próprias emoções (sonhar, frustrar-se, superar)

  • Desenvolvimento da linguagem oral e da escuta sensível

  • Exploração do universo como tema transversal (astronomia básica, espaço, Lua)

👩‍👧 Como utilizar com seu filho(a)

  • Depois da leitura, converse com seu filho sobre quais sonhos ele(a) tem.

  • Incentive que desenhe ou brinque de imaginar como seria realizar esse sonho.

  • Fale sobre pessoas que sonharam e realizaram coisas incríveis, mostrando que tudo começa com a imaginação.

  • Use brinquedos, panos ou objetos para representar um foguete ou o espaço e estimule o faz de conta.

  • Se puder, observe o céu com a criança e fale sobre as estrelas e a Lua. Uma conexão linda com o mundo real!

🌟 Mensagem especial para os pais

🚀 Atividade Complementar: “Meu Sistema Solar em Pratinhos”

Objetivo:
Estimular a criatividade, a coordenação motora fina e o interesse por ciências,

explorando os planetas do sistema solar de forma lúdica.

Materiais:

  • 9 pratinhos de papel (1 para o Sol e 8 para os planetas)

  • Tintas ou giz de cera (cores variadas)

  • Pincéis ou esponjinhas

  • Canetinha preta

  • Barbante ou lã

  • Furador de papel

  • Cola e tesoura sem ponta (com supervisão)

Como fazer:

  1. Peça à criança para pintar cada pratinho com uma cor que represente um planeta (vale pesquisar juntos as cores aproximadas).

  2. Escreva com canetinha o nome de cada planeta em seu respectivo pratinho.

  3. Fure a parte superior dos pratinhos e amarre um pedaço de barbante em cada um.

  4. Em outro pedaço maior de papel ou papelão (pode ser um cabide ou um graveto limpo), amarre todos os planetas para formar um móbile do sistema solar.

  5. Pendurem juntos no quarto da criança ou em um cantinho de leitura.

Variação para crianças menores:

Se a criança for bem pequena, pode usar apenas tinta e um papel grande tipo cartolina para carimbar planetas com os dedos e criar um “céu de estrelas” com carimbos prontos, assim que a criança tiver terminado, pendure a arte na parede. É mais sensorial e divertido também!

Observação: Caso não tenha carimbos prontos, que tal fazer os próprios carimbos?

Carimbo de Batata

Essa é uma técnica clássica e super segura para crianças pequenas.

Materiais:

  • Batata (uma ou duas, dependendo de quantas estrelas quiserem fazer)

  • Faca sem ponta (para o adulto cortar)

  • Tinta guache de várias cores

  • Pratinhos de plástico ou bandejas para colocar a tinta

  • Papel ou cartolina para carimbar

Como fazer:

  1. Prepare a batata: Um adulto deve cortar a batata ao meio.

  2. Desenhe a estrela: Com cuidado, o adulto pode usar a ponta da faca (sem cortar fundo) para desenhar o contorno de uma estrela em uma das metades da batata, ou, pode usar um cortador de biscoito neste formato.

  3. Esculpa o carimbo: O adulto deve remover cuidadosamente as partes da batata ao redor do desenho da estrela, deixando a forma da estrela em relevo. Não precisa ser perfeito!

  4. Carimbando: Coloque um pouco de tinta em cada pratinho. As crianças podem molhar o carimbo de batata na tinta e depois pressionar no papel ou cartolina para criar as estrelas!

Essa atividade reforça a conexão com o tema da história da garotinha sonhadora, estimula o aprendizado sobre o universo e ainda cria um momento de vínculo afetivo entre pais e filhos. 🌟🪐